Notícias

Entenda a importância da Gestão Financeira

Gestão financeira são procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras de uma empresa. O seu principal objetivo é melhorar os resultados dessa instituição e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Uma administração financeira bem feita é responsável por permitir que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

E quais seriam as principais funções da administração financeira?

  • Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
  • A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;
  • Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;
  • Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;
  • Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.

Em resumo, a gestão financeira é uma engrenagem de sustentação da empresa e, por isso, precisa ser constantemente aprimorada.

Na UNEF EAD, o curso Tecnólogo de Gestão Financeira faz o estudante aprender a fazer planejamento financeiro por meio da organização, captação e aplicação de recursos. Ao final do curso, a pessoa se qualifica para analisar o mercado e sugerir alterações e procedimentos que influenciem no desempenho de uma companhia.